terça-feira, 18 de janeiro de 2011

3. TEMA 1 – “ÉTICA E PERFEIÇÃO”.

Caros alunos,

Após ler o texto: Texto: “Ética e Excelência” de L. A. Peluso, disponível em:
e xaminar o material disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=e20vW-WDQMg

http://www.youtube.com/watch?v=fDW25nrnQpk

http://www.youtube.com/watch?v=VbG0hu5V4AA

 http://www.youtube.com/watch?v=FM-7z_2iwFA

http://www.youtube.com/watch?v=AJrJFk7UrYQ

http://www.youtube.com/watch?v=RM2Aio9mvNE

elabore um comentário com suas reflexões sobre o tema e envie, até 24hs do dia 07 de fevereiro, para postagem.

53 comentários:

  1. É inegável a relação entre ética e excelência, mas a excelência é subjetiva, da mesma forma que um comportamento ético ou anti-ético. É difícil imaginar que alguém que vê um concerto tão maestroso, ou mesmo um poema que explorou de forma tão espetacular a língua portuguesa não seja excelente, e de fato isso não ocorre nesse caso, porque independente de preferências, seria absurdo negar a competência, excelência e consequente ética dessas ações tomadas por exemplo.
    No entanto a relação, excelência <-> ética, acaba não se concretizando por entrar em pauta a questão, "consequência". Como julgar "ética" uma ação excelente que não produziu resultado semelhante? Quando se expande a amostra, encontramos falhas nos critérios de definição do ético e/ou do anti-etico.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A Ética busca determinar a perfeição da ação humana nas mais diversas situações, algo superior a questão moral ligada as culturas, uma norma universal.
    Parece tão dificil chegar a tal perfeição, que muitos julgam simplesmente impossível. A perfeição em si, significa algo ideal, não necessariamente real. Assim, existe quem diga que não há motivos para tentar determinar o indeterminavel.
    No entanto, nas artes, a busca pela perfeição é o que torna possível a realização de feitos dos mais incriveis da raça humana, assim como nos esportes e na ciência.
    Assim, supondo que a perfeição seja verdadeiramente inatingível, deveria a Humanidade abdicar de tudo que já realizou porque em nenhum desses feitos atingiu a perfeição ? Deveriamos parar agora ou nos contentar com a tentativa de perfeição ?

    ResponderExcluir
  4. Ao comprarmos os conceitos tão abrangentes e complicados de encontrar de Ética e de Perfeição, é fácil perceber que eles são profundamente relacionados, seja a linguagem natural capaz de defini-los da melhor forma possível ou não. É fácil relacionar esses conceitos.
    Talvez a tentativa permanente da Ética de buscar conceitos e explicação que permitam encontrar a perfeição nos atos seja a própria Ética em si. Talvez essa busca constante por encontrar sua própria definição, assim como encontrar as definições para conceitos que utilizamos tanto, que em muitos momentos sabemos exatamente o que significam, apesar de não encontrarmos palavras para descrevê-los, seja a definição da Ética em si.
    Ao vermos vídeos com uma dança executada lindamente, um poema que utiliza tão bem a nossa língua e dois exemplos de dedicação e ápice de execução musical, é inegável o fato de que, dentro de nós, aquilo soa como perfeito. Aqui, a questão principal se torna: 'Por que julgamos e temos toda a certeza de que aquilo é um exemplo da perfeição?'. Essa é uma das questões que a ética incansavelmente responder.

    ResponderExcluir
  5. Com o textos e os vídeos apresentados podemos perceber que a linguagem da ética extravasa a palavra, então, qual será o limite da sua multiplicidade? A linha que separa o ético e do não ético é muito próxima e antagônica, talvez seja a nossa subjetividade que faça isso. Mas o impressão que fica é que a ética esta sempre em busca da perfeição – o grande esforço do ser humano fazer o certo. Sera que ela é totalmente racional? Será que é realmente a tradução do que é bom, do que é certo? O que sabemos é que estamos sempre na busca da excelência.

    ResponderExcluir
  6. É extremamente coerente a afirmação de que a ética pode ser associada à ideia de fazer das ações humanas corretas , boas e até mesmo perfeitas. Porém essa relação introduz ao debate sobre ética uma grande complexidade, à medida que encontrar uma definição do que é bom ou ruim , certo ou errado , que se aplique a todos os casos desde os mais universais até os mais peculiares é uma tarefa árdua e muitíssimo complicada; também não menos trabalhosa do que dizer o que é perfeito , ou então se a perfeição não foi alcançada, o que falta para que seja. Desse modo torna-se difícil dizer como seria um mundo em que todas as pessoas fossem plenamente éticas , ou afirmar que um dia esse mundo possa existir. Entretanto, é perfeitamente cabível ao homem praticar aquilo que a seu ver é melhor, aperfeiçoar suas ações para que elas cheguem cada vez mais perto daquilo que julga ser perfeito , um grande exemplo disso são as artes tanto a música , quanto a dança , a poesia têm como base a maior excelência possível de seus componentes e de sua apresentação ao mundo, que podem ser alterados toda vez que seus compositores perceberem algo a ser melhorado. Assim pode-se concluir que o debate sobre ética sempre deixará algumas perguntas sem resposta , ou algumas definições em aberto , apesar disso só o fato de esses questionamentos serem levantados já é proveitoso, pois fazem com que passo a passo chegue-se cada vez mais perto de algo que se considera plenamente ético, provocando um alinhamento das ações e relações humanas.

    ResponderExcluir
  7. Posso afirmar que se tornar perfeito é algo inalcançável para o ser humano.
    Todo ser humano precisa aprender e absorver conhecimento na tentativa de alcançar a perfeição e de colocá-la em prática, enquanto que o ser perfeito já nasce desta maneira. Ou seja, a condição humana de não nascer perfeito já é sinônimo de imperfeição, e isso não pode ser mudado durante a vida, não importando quais ações forem tomadas. Portanto, qualquer atitude vista como executada de um jeito excelente, limítrofe por um ser humano é considerada perfeita pelos mesmos já que são imperfeitos (essa parte já responde a pergunta de alguém acima). Isso não significa dizer que tal atitude foi realmente perfeita, mas simplesmente interpretada subjetivamente dessa forma por um grande grupo de seres imperfeitos.
    Existem pessoas que simplesmente não acham o concerto de piano ou o solo de guitarra perfeito e isso é a prova de que não é perfeito, pois se fosse, seria para todos.

    Muitos consideram que a ética surge com o intuito de proporcionar a “realização excelente” de todos os seres humanos. Não acredito nisso, nenhum ser humano sequer chegaria perto de ter atitudes perfeitas.
    Para mim, a ética é apenas o fruto das ações e sentimentos humanos e não o contrário. A ética na prática assemelha-se inocentemente com a moral, como a opinião ou o pensamento subjetivo com maior representação em um determinado local e não mais que isso. Cada um procura o que lhe dá maior satisfação, as atitudes extremamente indesejáveis nas diversas sociedades são punidas apenas como forma manter a ordem nas mesmas. O ser humano pode e deve sempre agir da forma que achar mais conveniente contanto que isso não prejudique a vida em sociedade.
    Portanto, estude ou não a ética. Tente ser o melhor guitarrista ou pianista da história. A sua ética é conseqüência de suas próprias escolhas.

    ResponderExcluir
  8. A consciência moral/religiosa dos integrantes de uma mesma sociedade impõe regras de conduta segundo noções pré-estabelecidas de certo/errado, justo/injusto.
    Agir em conformidade com tais regras permite que os indivíduos desfrutem de uma sensação de perfeição em suas ações; de estarem agindo com “ética”.
    Mas pode-se obter resultados justos/corretos a partir de ações aparentemente injustas/erradas. Os indivíduos devem responsabilizar-se por suas ações, obtendo conhecimento amplo das consequências dessas ações.
    Isso não significa que “os fins justificam os meios”, mas que cada conduta humana numa situação específica implica em consequências previsíveis e também imprevisíveis ( a pesquisa genética, por exemplo).
    Assim, na minha opinião, a Ética enquanto “a perfeição, ou excelência do agir humano nas diferentes situações onde é possível agir”, exige que os indivíduos analisem minuciosamente as suas condutas, obtendo resultados perfeitos.

    ResponderExcluir
  9. Podemos definir ética como algo perfeito, no seu maior grau de excelência, o comportamento ético é considerado como uma ação contendo bondade, porem é complicado definir na linguagem natural esse termo, mas na forma de ações sabemos o que deve ser feito, no âmbito moralmente correto.
    Nos vídeos, percebemos claramente a definição de perfeito, pois até um leigo ou quem não aprecie tal forma de arte, observa tamanha excelência nos movimentos, na música, no poema e a platéia consegue assimilar o sentimento que o artista quis passar.

    ResponderExcluir
  10. Agir eticamente permite a busca por caminhos que levam a uma conduta boa, verídica e indispensável. De acordo com o propósito do tema abordado no texto: “Ética e Excelência”, de Luís A. Peluso e a partir dos vídeos sugeridos, percebe-se que a benevolência é demasiada vaga em determinados momentos. É possível identificar esse pensamento neste fragmento retirado do texto: ...“as perguntas sobre a bondade e a maldade das ações humanas são perguntas absurdas, posto que, ao perguntarem sobre o significado de algo que não tem significado, elas formulam falsos problemas”, isto porque essas condições podem ser expressas, entretanto não são identificadas com a explicação por palavras que induzem as ações humanas.

    Conceituar o que seria a melhor forma para agir não é uma tarefa fácil, pois pode ser avaliado de maneiras diversas. Nas sociedades, o comportamento de cada indivíduo é indicado por relações morais diferentes, no entanto, alcançar a excelência, isto é, tornar-se uma pessoa com virtudes pelas ações corretas, é imposto a todos sem distinção. Dentro das artes também é evidenciado a valorização de algo perfeito, tanto a excelência dos movimentos da bailarina, do músico ao tocar guitarra, do poema e do pianista que apresentam o que tem de melhor ao mundo.

    Para finalizar, acredito que o ser ético realiza suas atividades conforme a primordialidade, ou seja, para ele chegar onde deseja, ainda que não decifre a bondade e não se tenha a certeza de estar sempre correto, opta por princípios que exponham suas qualidades para atingir sua excelência, o que em si já supõe uma "ética perfeita".

    ResponderExcluir
  11. O estudo da Ética é o estudo da perfeição da conduta e ao tentar elaborar modelos filosóficos sobre ética nós esbarramos em grandes problemas, pois não sabemos como começar a tratar do assunto, e não importa da onde se comesse alguém irá reclamar dizendo que se foi tendencioso e não está realmente se falando sobre ética.

    Então quando se depara com esse tipo de problema uma solução que se pode chegar é que não devemos tratar sobre ética. Esse raciocínio deve ser respeitado, mas ignora o fato de que não falar sobre o assunto não faz deixar de termos a necessidade de entendê-lo.

    Portanto acredito que o curso terá como objetivo elucidar e nos munir de argumentos que auxiliem a compreensão de um assunto tão complexo.

    ResponderExcluir
  12. A discussão sobre a conduta humana relacionada com a ética tem uma infindável quantidade de perguntas. Visto que esse debate envolve proporções normativas, muitos autores afirmam que as dúvidas ao redor do que pode ser considerado ético não podem sequer serem reposdidas, uma vez que perguntam "o significado de algo que não tem significado". Outros, entretanto, afirmam que o debate é mais objetivo e que existem perguntas que podem ter respostas. O fato é que apesar de todas as dúvidas, fica inerente a relação da Ética com o que consideramos perfeição.

    O homem busca agir de forma correta, ou seja, procura praticar o bem, ser justo, agir sem erros. Uma vez que a perfeição coincide com o que chamamos de prática do bem, os serem humanos tentam atingir a excelência em suas ações. E é justamente essa “perfeição do agir humano”que nos mostra boa parte daquilo que chamamos Ética.

    Ética tem a ver com o ser humano ser capaz de fazer aquilo que deve ser feito. Nós não sabemos exatamente o que deve ser feito, mas agir com ética é ter o ímpeto de fazê-lo. É isso que acontece nos vídeos que foram vistos. Não sabemos explicar o que torna a dança de Natalia Makarova perfeita, mas ao compará-la com outras dançarinas notamos a excelência em seus movimentos. A origem dessa nossa concepção de perfeição é desconhecida, mas será explicada pela Ética.
    Ana Caroline Mazzaro

    ResponderExcluir
  13. Como se a busca pela perfeição fosse característica inerente a racionalidade humana, a ética parece surgir como uma tentativa de representar a excelência humana através da linguagem natural, em um código de conduta.
    Quais as ações humanas podem ser consideradas boas, ou más? Como qualificar, quantificar e classificar os conceitos de bondade e maldade que deveriam guiar as ações humanas? Será que a própria tentativa de elaborar sistemas que expressem esses conceitos é possível?
    Há a tentativa de estabelecer valores éticos que se constroem baseados na racionalidade humana, como se a ética fosse conhecimento. Nesse sentido há teorias que, por exemplo, se sustentam no critério de prazer e dor, sendo que a bondade levaria ao prazer, enquanto a maldade a dor. Não é necessária muita análise para perceber que esse sistema se construiria falho e ambíguo.
    Talvez a racionalidade humana falhe na elaboração desses sistemas porque a ética seja exterior a nós. Seria talvez o bom e o mau propriedades das ações, inerente a elas. Porém essa teoria ainda não explica a impossibilidade (pelo menos até o momento) de classificar essas ações.
    Talvez ainda não haja um sistema interpretativo capaz de desvendar a ética, simplesmente porque a linguagem natural seja incapaz de fazê-lo. A Ética, tal como a Arte, pode ser sentida mais do que expressada, justamente porque assim como no belo, a perfeição seja tão perfeita ao ponto de não poder ser transmitida. Ou talvez, em uma visão mais otimista e racional, nada disso seja verdade e a humanidade só precise tomar mais alguns passos para consolidar um dito padrão de moral e ética de maneira racional.

    ResponderExcluir
  14. A ética é colocada comumente para a sociedade como a perfeição, mas o que seria a perfeição, como seria essa busca? Como diferenciar o que é bom e ruim, ainda mais se levarmos em conta as ações e emoções humanas?
    Na verdade vemos que essa busca é constante, mas que não é possível definir com clareza o que seria ética. E enquanto existe diversas discussões para encontrar uma definição correta, verificamos que ela está sendo empregada no cotidiano, mas como sendo as ações mais aceita pela sociedade. E se as avaliações são certas ou errada, sempre será uma discussão até hoje sem definição.

    ResponderExcluir
  15. O estudo da Ética parte da grande questão “O que é Ética?”, tal questão é debatida de diversos ângulos por diversas pessoas, trazendo assim grande diversidade de teorias e idéias acerca do que define a Ética. Muito se diz sobre Ética estar diretamente relacionado com excelência e perfeição, porém isso traz um novo problema, o significado, o real significado, de tais conceitos ainda é debatido, deixando-as ainda com certo grau de abstração, tal grau de abstração passa para o conceito Ética assim que são atribuídos nele. Tornando-se um conceito tão abstrato quanto os outros apresentados a Ética passa a ser interpretada de diversas formas.
    É necessário um extenso estudo filosófico para que a interpretação desses conceitos possa ser dada e aceita por toda a esfera acadêmica. Até que tal conclusão seja obtida, resta pensar, debater, questionar e usar a Ética que se sabe.
    Na sociedade atual o conceito de Ética é empregado para fazer julgamentos no cotidiano, sobre moralidade, sobre certo e errado, sobre como agir, tal uso do conceito acontece todo o tempo. Como diz o texto as pessoas julgam-se seres éticos e julgam algumas outras anti-éticos ou algo do gênero. Esse tipo de julgamento é considerado errado por alguns, certo por outros e parcialmente certo por outra parte, porém, quem pode julgar algo sem saber o que realmente é? Afinal de contas, quando se trata de um conceito indefinido, que o mais perto que se chega da definição é atribuindo a ele outros conceitos também indefinidos, seria incerto julgar que o modo atual de uso do conceito é válido ou inválido. Até que se obtenha a verdadeira definição, depois de grandes debates filosóficos acerca da Ética, o uso atual do conceito não pode ser julgado como errado.
    O uso do conceito Ética pela sociedade ocorre paralelamente aos debates filosóficos sobre seu significado, no momento em que tais debates chegarem em alguma conclusão aceita por todos os envolvidos, talvez seja possível juntar tais vias levando tal conceito ao contexto social.

    ResponderExcluir
  16. É realmente complexo o debate sobre a Ética humana. Chegamos de forma rápida ao conceito de que a Ética está presa à excelência, é uma maneira de agir, do ser humano, praticando o perfeito sempre.
    Ética, excelência e perfeição são as palavras que estão centralizadas neste debate, porém deve-se notar a dificuldade da análise dessas palavras, quando relacionadas com ações humanas.
    O ser humana é dotado de emoções, e apesar de tentar se desligar dessas sensações, acaba não obtendo êxito total na maioria das vezes.
    Como é que um ser humano, dotado de emoções, pode classificar como perfeita ou não alguma coisa? Não seria muita pretensão?
    Prefiro partir do ponto que a perfeição é algo distante do ser humano, está colocada como um modo de motivação, chegar o quão próximo da perfeição quanto possível. Dessa maneira estaria a Ética, o ser humano agindo tão perfeitamente quanto conseguir estaria cada vez mais próximo da Ética.
    Portanto compartilho da idéia de que as perguntas sobre a maldade e a bondade humana são absurdas, já que a Ética é algo impossível de se alcançar.
    Claro que podemos em determinadas situações agir de forma Ética, somos capazes de escolher o melhor dentro todos os caminhos às vezes, mas não o tempo todo.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. “O homem é por natureza um animal político” diz a máxima aristotélica onde temos que pelo fato dos seres humanos serem os únicos a possuírem a linguagem (ao contrário dos animais que emitem sons apenas para expressar suas reações) podem estabelecer regras para julgar aquilo que é certo ou bom ou aquilo que deve ser feito de modo que o máximo bem individual ou de todos seja levado em consideração na análise do que se espera de um comportamento excelente (eticamente correto).

    Um indivíduo ético é portanto aquele que age de forma a fazer as coisas corretas e/ou boas de acordo com o que se julga assim pelos estudos feitos através dos métodos utilizados pela Ética, onde o conceito de ético tem vários tipos de uso. O que gera um paradoxo, pois o que é correto não pode ser considerado ao mesmo tempo objetivo, ou seja, com sentido único e subjetivo e multifacetado.

    Percebemos que aquilo que deve ser feito (expresso por proposições normativas) é diferente daquilo que realmente é (expresso por proposições factuais), pois o que deve ser feito pode ser encarado de diferentes maneiras variando de indivíduo para indivíduo, mesmo que se considere que a consciência ética é algo intrínseco ao ser humano é fato que somos diferentes.

    ResponderExcluir
  19. continuação...

    A ética ao ser comparada com a excelência (perfeição) nos faz inferir que as ações humanas são dotadas de certa racionalidade que torna o ser passível a realizar aquilo que aos seus olhos e de outrem é dito como completo ou perfeito. Os vídeos do YouTube tidos como referência exemplificam claramente ações humanas que possuem a pretensão de serem realizadas de forma tal a serem consideradas como aquilo que realmente é arte ou que realmente é belo, fazendo com que os autores ou artistas executem altas performances. Onde para alcançar a excelência lançam mão de todas as suas potencialidades para realizar algo a ponto de extinguir possíveis erros (como por exemplo o esforço do pianista para tocar apenas com a mão esquerda, ou de Fernando Pessoa ao captar sentimentos humanos com sensibilidade tal a fazer com que todos se identifiquem, ou então o guitarrista que toca com muita agilidade e alcança notas dificílimas e por último a bailarina que tenta ilustrar a morte de um cisne com o esforço de realizar movimentos incomuns feitos por seu corpo). Assim temos que a arte também é uma ação humana ou esforço humano para alcançar aquilo que é tido como certo.

    As pessoas em geral têm dificuldade em assumir seus erros e falhas temendo muitas vezes a rejeição por essa ação mostrar que não é seguido determinado padrão e assim não podem estar inseridas em um determinado contexto social, por não fazerem “aquilo que deve ser feito” o que por sua vez leva muitas vezes a omissão ou a mentira. O que pode ser observado na seguinte passagem do “Poema em Linha Reta” de Fernando Pessoa: “ Quem me dera ouvir de alguém a voz humana/ Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia”.

    Contudo pude deduzir através da análise do texto e dos vídeos que a ética está intimamente ligada a concepção de perfeição, pois agir eticamente e buscar a excelência (perfeição) são formas de o ser humano sentir que está fazendo o que lhe concerne fazer dentro de um contexto que findara em seu bem ou no bem do próximo e assim poder até mesmo atribuir mais sentido a sua existência.

    ResponderExcluir
  20. Os questionamentos sobre as características da ética se dão sobre uma visão otimista e até ingênua sobre o que é ética.
    Conforme o ser humano foi se desenvolvendo, houve a necessidade de se criar condutas para melhorar o convívio dentro de uma sociedade. Quanto mais se desenvolvia a moral dos indivíduos de um grupo, mais esse mesmo grupo evoluía e se destacava sobre a espécie.
    A ética não é uma entidade superior que existirá independente do ser humano, ela é um manual de conduta para os seres de um grupo viverem em harmonia, o que garante o seu desenvolvimento do modo mais saudável possível. Uma prova disso é uma reportagem do Terra (http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4786142-EI8145,00.html) onde mostra uma mamãe hipopótamo salvando um filhote de gnu.
    Seria lógico imaginar que a ética pertence ao ser humano, mas como já foi dito, ela é um código de conduta que os seres desenvolvem, e quanto mais “perfeito” for esse código, evolutivamente ele estará à frente de outros seres. Desse modo,na ética não existe um estado de perfeição, pois o ser humano, além de não ser perfeito, não é estático, suas atividades se alteram ao longo do tempo, e constantemente há a necessidade de se montar novos códigos de ética para as novas situações que surgem no cotidiano humano.
    Ou melhor, sempre que se diz que a ética é a busca pela perfeição, deve-se supor que quando se alcançar algo perfeito, os critérios de perfeição irão se alterar, levando o homem a acreditar que o que ele imaginava ser perfeito antes já não o é mais. Ou as vezes ainda é, pois a ética é externa ao indivíduo mas interna a sociedade, portanto algo pode ser perfeito a um ser mas imperfeito a sociedade, o que acarretará numa busca muito difícil para se definir o que é ética.
    Uma mostra dessa dificuldade é uma comparação da ética com a linguagem. Todos os seres desenvolvem meios de se comunicar com os outros, e quanto melhor for essa comunicação, melhor será o convívio entre eles. E cada ser possue um modo de se comunicar, alguns usam a fala, alguns usam o canto, outros as penas de seu corpo, e até a química. E para cada um desses seres a sua comunicação é perfeita. Dentro das línguas indígenas não há palavras para definir a internet, o capitalismo, nem o Big Brother, mas mesmo assim sua língua é perfeita para esses povos (ou melhor, ela é perfeita para sociedade, mas pode não ser perfeita ao indivíduo), todavia seria um pouco difícil utilizá-la no cotidiano da sociedade moderna.
    Dentro dos vídeos postados junto ao texto do Professor, é possível ver uma mostra da comunicação de cada autor dentro da sociedade que ele fazia parte. Esta arte pode não ser perfeita hoje para alguns, mas no momento que foi concebida, era a máxima expressão que o intérprete podia realizar.
    Assim, seja um hipopótamo salvando um animal na correnteza, ou um pianista tocando música clássica, cada ser sempre tenta se expressar do modo mais perfeito que ele é capaz naquele momento.

    ResponderExcluir
  21. O que é Ética? Como e quando é aplicada? E como saber se certas atitudes estão alocadas no campo da ética ou antiética? Questões como estas sempre estiveram na pauta de muitas discussões ao longo dos séculos, pois se examinada com calma se obtêm dificuldades para definir as ações sociais como pertencentes a um dos campos citados. Um dos entraves é o momento em que se tenta estabelecer a fronteira entre ético/moral e antiético/imoral, e a própria definição de ética.
    Segundo o texto “Ética e Excelência” de Luis A. Peluso , “Ética tem a ver com a realização da “excelência do humano através de nossas ações. A “excelência” é a perfeição. Ser ético significa agir de forma “excelente”, isto é sem erros, de forma perfeita”. Partindo desse princípio, pode-se fazer uma ponte com os vídeos exibidos, já que os feitos foram realizados com perfeição, sem erros, portanto seriam considerados como éticos.
    Assim, a ética estaria relacionada com qualquer ação se realizada na excelência de seu teor, ou seja, se a pessoa tentasse fazer tudo de forma perfeita, seja em seu trabalho, vida social, pessoal; nesse contexto entraria a ética relacionada com a moralidade, a qual todos nós quando somos levados a pensar sobre o assunto, elegemos como significado para a própria ética. Em outras palavras, se a pessoa fora moral segundo nossas regras pré- estabelecidas, se a mesma não enganou, mentiu, roubou, infligiu alguma lei, agiu de forma corrupta, entre outros, dizemos que agiu eticamente se somente se, seguiu tais preceitos. Essa seria a explicação para o obstáculo que surge, quando se quer relacionar os vídeos com a ética, pois a nossa noção sobre a mesma, na maioria das vezes, é a citada anteriormente, e não a de que ética por ser quase um sinônimo de perfeição estaria também relacionada com a música, arte, dança e outros aspectos que têm a tendência de despertar em nós o nosso lado subjetivo, e reprimir o lado racional que seria o responsável pela análise nos moldes considerados éticos.

    ResponderExcluir
  22. Ao analisar a correlação ética e perfeição pode-se observar um problema.

    A ética se liga à perfeição pois funciona como um código que delimita o significado das ações, ou seja, define o grau de proximidade de uma ação a uma forma de pensamento ou atividade dantes inventada. O problema é como avaliar se algo é ético ou não; quais critérios usar para isso. Há quem diga que a ação ética deve ser a mais próxima daquele que a criou. Mas acho essa visão muito egoísta. Se assim fosse, todos criariam formas de pensamento e as considerariam éticas por serem consonantes com suas próprias ideias. Na minha opinião, a ética deve se ajustar ao consenso da maioria, baseando-se em ações que tragam bem-estar à humanidade, como um todo.
    Trocando em miúdos, a questão não é simplesmente ligar a ética à perfeição e sim, ligar a perfeição a algo que lhe dê sustentação. Na minha opinião, portanto, a sustentação da perfeição se dá pelo consenso.

    ResponderExcluir
  23. Analisando o texto proposto, pude perceber a relação existente entre ética e perfeição. Nossas ações podem ser avaliadas, e por esse motivo, muitas vezes qualificamos essas ações como éticas ou não éticas.

    A palavra ética possui múltiplos significados, portanto existe uma grande probabilidade em usarmos a palavra "ética" erroneamente. Dentre as interpretações e os usos da palavra ética destaca-se: construir teorias éticas, discutir a moralidade dessas teorias (O que é bondade? O que é maldade?)

    A ética discute as condições da discussão sobre as diferentes proposições e esse debate moral,envolve proposições normativas. (regras)

    Portanto,ao analizar os vídeos, pude perceber a perfeição em diversos campos(musical, dança, escrito)e acredito que a ética, acima de tudo, busca essa perfeição, ou seja, ao analisarmos se as nossas ações são éticas ou não, devemos levar em consideração não a nossa intenção, e sim as consequências da ação. E além disso, devemos fazer essa análise tomando como ponto referencial a perfeição.

    ResponderExcluir
  24. Johnny Seron Bispo

    Diante da impossibilidade humana de perfeição, acredito que a ética esteja ligada a busca do equilíbrio. Mais do que buscar acertar é buscar não errar. Definir qual é o mal menor, é mais nebuloso do que definir o que é bom e o que é mau, visto que extremos são facilmente identificáveis, delimitações fronteiriças não. Matar um semelhante é condenável. Entretanto, é sempre condenável? Quais as situações que atenuam e/ou justificam a um assassinato? Neste ponto é que entra em questão o julgamento ético. Não queremos errar, porém os extremos maniqueístas não dão conta de toda a complexidade das relações humanas, então temos que definir uma terceira via de julgamento para as ações humanas. Penso que de alguma forma temos consciência que a perfeição é inatingível, porém mesmo assim queremos estar o mais próximo possível das ações perfeitas, então nos resta o “errar menos”. A ética é o caminho para mensurar aquilo que não se encaixa nem na prateleira do bem e nem na prateleira do mal.

    ResponderExcluir
  25. Ao analisarmos a relação entre ética e perfeição, podemos dizer que se a ética é a realização da perfeição humana nas ações então somos incapazes de sermos éticos, uma vez que uma das qualidades humanas é não sermos perfeitos. Vendo os vídeos, pode se pensar o contrário ao ver a prática perfeita nos atos de seus executores (a bailarina, o escritor, o pianista e o guitarrista), porém para alcançar a perfeição desses atos, foi necessário um árduo treino e essa perfeição surge dos erros durante a prática. A ação perfeita é o resultado de um trabalho e não a execução de uma ação perfeita em si, pois durante o treinamento feito através da repetição, os atos certamente foram imperfeitos até o alcance da “excelência”.
    É impossível agir de forma perfeita em todas as possíveis ações em todos os momentos, pois como se diz: ”errar é humano”.
    Assim, é mais plausível dizer que a ética, na verdade, representa a busca pela perfeição e não a própria “excelência”.
    Entretanto, se pensarmos que uma das características essenciais a todo homem é ser imperfeito (já que o ser humano não nasce perfeito e jamais atinge tal perfeição), então o homem sendo imperfeito PARADOXALMENTE o torna perfeito, por sua vez as suas ações imperfeitas são perfeitas, e a partir dessa lógica, o ser humano é ético nas suas ações.

    ResponderExcluir
  26. A relação entre Ética e Perfeição acontece de forma inevitável pois, quando tentamos agir de forma "correta", de forma ética, estaremos de certa forma em busca da perfeição como seres humanos, mesmo que esta seja quase impossível. Mas que perfeição é esta? A perfeição que a sociedade nos impõe para sermos moralmente corretos?
    Relacionando excelência e ética encontramos falhas, pelo fato de não ser apenas a ética que caracteriza algo excelente, e também por muitas vezes acontecer de a pessoa ser a mais ética e servir como exemplo para uma sociedade porém, não se encontrar na perfeição que gostaria de estar como ser humano, não como um integrante de uma sociedade.
    Ao visualizar os vídeos encontramos certamente o sentido de perfeição, pois, mesmo quem não a queira perceber sente a excelência nos movimentos, no sentimento que a platéia conseguiu certamente assimilar.

    ResponderExcluir
  27. A dificuldade em definir ética advém da idiossincrasia de cada ser humano. A perfeição e a excelência não sobressaem em todo indivíduo, assim como podemos observar o balisamento de valores éticos em uma determinada sociedade e seus diferenciais no tempo. As condutas e valores éticos, ainda que intrínsecos a todo indivíduo, não se apresentam de forma uniforme. Há gradações de ideais, de sentidos individuais e o senso comum. À ética deveria corresponder o entendimento que cada um tem de si e de suas relações no mundo de forma que toda atuação humana resultasse em um proceder perfeito. A ética está naturalmente presente no ser humano, mas é um princípio relativizado nas sociedades dado que sua atuação tem lugar entre o livre-arbítrio de cada indíviduo e as escolhas que faz perante seus semelhantes.

    ResponderExcluir
  28. Não acredito que ética e perfeição são tão facilmente relacionados, no texto tem uma frase: "Ser ético significa agir de forma "excelente", isto é sem erros, de forma perfeita."
    Não concordo com essa frase, porque a ação ética não é passível de erros? Porque tem que ser perfeita? Me considero um cara ético, mas em hipótese alguma perfeito.

    ResponderExcluir
  29. A definição de ética é algo indefinido para o ser humano , ao termos que definir algo que é universalmente correto ou incorreto deixamos de lado diversas diferenças de pensamentos e até mesmo diferenças culturais.
    Há ações que de fato são consideradas certas/erradas pela maioria das pessoas , mas ao tentarmos definir o “ agir com perfeição” temos que analisar o que na verdade é perfeição, o que faz com que ela possa ter diversas interpretações e tudo que importa é o ponto de vista que se esta analisando Ao procurarmos a perfeição em nossas ações agimos de acordo com o que consideramos certo , no entanto não podemos desconsiderar o que os outros acham “o perfeito” , o que impossibilita uma resposta realmente definitiva e unânime do que é ética.

    ResponderExcluir
  30. Ser ético é o resultado da prática de boas ações. Mas o que seria uma boa ação? O estudo da ética está diretamente relacionado à construção de sistemas de interpretação de conceitos, como o que significa fazer uma boa ação.
    Como nas demais áreas da filosofia, existem correntes que defendem que isto é uma perda de tempo, segundo está corrente os seres humanos já carregam consigo um significado do que são ações moralmente corretas. Outra corrente defende que por meio da construção destes sistemas graças à racionalidade humana ao passar do tempo estes conceitos vão tende significados cada vez mais claros.
    Concordo que não se consegue pensar sobre Ética sem ter a noção de "perfeito". Realmente ao observar uma boa ação praticada por alguém sempre me vêm à mente, um sentimento de admiração, que no fundo significa que aquela pessoa, que praticou a boa ação, fez o que deveria ter sido feito. No entanto, como a ética está relacionada com realização de ações, um músico que compõe um belo concerto, é ético enquanto músico, mas outras ações em outras áreas, vão lhe render o atributo de ser ético ou anti-ético, como suas ações enquanto pai, filho...

    ResponderExcluir
  31. Caros alunos,
    Examinando as postagens realizadas até agora pode-se perceber como as manifestações envolvendo a palavra Ética são ambíguas. As pessoas, de uma forma geral, usam a palavra 'ética', ou 'moral' em suas sentenças. Entretanto, não revelam que elas estão avisadas das dificuldades que estão associadas aos usos dessas expressões. Na maioria dos casos as palavras 'ética´e 'moral' são utilizadas em sentido analógico. Em parte, o sentido é verdadeiro e, em parte, o sentido é falso.É preciso saber quando o uso de uma palavra é analógico. Pois, em parte, ela é usada em sentido falso. Nós temos a tendência a atribuir propriedades do sentido falso às coisas das quais predicamos algo em sentido analógico. Isso gera muita confusão.
    De todos os modos, muitas postagens tentaram discorrer um pouco sobre as relações entre Ética e Perfeição. No texto proposto para reflexão, se tenta sugerir ao leitor que, uma primeira idéia que vem à nossa mente quando pensamos em Ética, é a idéia que estamos nos referindo à ação que deve ser praticada em cada situação de ação. Ora, fazer o que deve ser feito é fazer o perfeito. Afinal, o que fazem todos os agentes nos diferentes vídeos que foram postos para que fossem examinados. Certamente, fazem aquilo que deve ser feito; fazem de forma excelente ou perfeita o conjunto de tudo o que deve ser feito. Nada há a acrescentar. O que é que queremos dizer quando dizemos que alguém agiu de forma ética? Que o agente realizou aquilo que deveria ser feito. Por essa razão, parece que a Ética tem alguma coisa a ver com a perfeição da ação humana, com a excelência do humano.

    ResponderExcluir
  32. Ética e excelência. Dois conceitos que causam fortes debates sobre o seu próprio significado. O ser humano desde os tempos primórdios busca exemplificar e explicar o seu comportamento e o comportamento alheio. A ética surge no momento em que há um busca racional para legitimar e explicar ações que tomamos na medida em que estas (ações) são avaliadas dentro de um contexto coletivo (o convívio social).
    Então, espera-se que os seres que compõem a sociedade adotem posturas "éticas" durante a sua trajetória de vida, pois nos é concebido o conceito de excelência e a busca constante pela perfeição.
    Julgar o que é "bom" ou "certo" faz parte dessa visão delimitadora sobre as ações humanas. O sentido que orienta as ações é, portanto, uma via de mão dupla onde só há espaços para os antagonismos encontrados (perfeito/imperfeito, certo/errado, bom/mal etc). No entanto, como podemos delimitar o significado das ações e interpretar tão secamente as subjetividades encontradas?
    A busca pela perfeição, expressa nesse momento pelas artes, tenta então de forma simples e rápida traduzir o significado de ética. Ser ética é agir de forma "perfeita' ou excelente, dentro do um conjunto de comportamentos e consequências esperados dentro de uma sociedade. Ou seja, é fazer o que tem de ser feito.

    ResponderExcluir
  33. O texto proposto somado aos feitos humanamente extraordinários registrados em vídeo, liga a ética à perfeição. Apesar de ser um termo rigoroso, é justamente o que o homem busca em sua existência.
    Ser excelente sim, mas em algo específico: o gol perfeito, a ultrapassagem que garante o primeiro lugar na corrida, tirar nota A em certa disciplina, tocar piano tão bem que possa fazê-lo apenas com a mão esquerda ou fazer um maravilhoso bolo de chocolate, são indícios de que ser perfeito não é possível, mas ter um momento espetacular é. Sabe-se que não se alcança bom resultado sem treino, persistência e disciplina, errando e corrigindo a falha até que chegue à perfeição, num único e glorioso momento.
    Por este ângulo, concordo com a ligação explicitada no texto.
    A atitude ética pode vir de forma despretensiosa e natural ou premeditada a partir da correção de falhas e de erros. A diferença está na aprendizagem e absorção dos resultados deste processo. O homem não vive isolado e cabe a ele decidir se seus atos serão ou não éticos, mas ser excelente no que faz ainda é seu alvo.

    ResponderExcluir
  34. Ética é uma palavra curta que gera indagações longas. Discutimos ética há mais de dois milênios e ainda não entramos em um consenso sobre uma concepção irrestrita ou uma teoria geral, mas apesar disso “nos pautamos pela ética” e nem notamos. Buscamos a todo momento sermos perfeitos em nossos atos (sem enterdermos ao certo o que é perfeição), adoramos a excelência, reprimimos a maldade e cultuamos a bondade. Estranho pensar que temos condutas éticas, mas não sabemos o que é ética e por isso conclui-se nesta primeira postagem sobre o assunto que se a ética tenta explicar como nos convecemos da ação excelente, da conduta perfeita, desses atos ideais, é porque nós entendemos este ideal, apesar de não o compreendermos.

    ResponderExcluir
  35. Um ponto que realmente me incomodou no texto foi a relação de ética com perfeição por duas razões. Primeiramente o conceito de perfeição é muito subjetivo para ser a base de uma definição que possa ser universal. Por exemplo, de um pianista tocando uma música que ele compôs, estamos o julgando pela sua técnica? Sua criatividade? Qual dessas características possui um maior peso nesse julgamento?

    O segundo ponto é que ao ligar ética a algo como perfeição acaba-se por dizer que só há uma maneira correta de se resolver alguma situação, e a maior parte das situações que nos deparamos possuem diversas maneiras de serem resolvidas, sendo impossível dizer qual é a mais perfeita.

    ResponderExcluir
  36. Li uma vez que em uma prova de corrida, nove participantes alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos. Ao sinal, todos partiram determinados a ganhar a medalha de ouro. Correndo um dos atletas tropeçou, despencou no chão e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro, diminuíram o passo e olharam para trás. Então viraram e voltaram todos juntos. Um dos participantes ajoelhou-se, levanto-o e disse “Pronto, vai sarar!”. E todos os noves competidores, deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. Pensei estar á frente de um dos mais belo e perfeito ato concretizado por seres humanos, capaz de dar esperança ao mais descrente da capacidade humana. Depois descobri que boa parte dessa história era falsa. =/

    Esse episódio, o tema e o material proposto me sugerem certa “estética do ato”, na qual admiramos certas competências no agir humano, admiramos certas condutas que extrapolam o normal humano, o limite humano, ações que são tão bem feitas quanto uma ação possa ser feita, são perfeitas, excelentes. Em busca dessa perfeição criamos então grandiosos sistemas éticos/morais para atingir-la, utilizando por referencial conceitos como bondade, maldade, correto, incorreto, egoísmo, altruísmo e outras dicotomias e pieguices. Por outro lado, vejo esse mesmo referencial podendo ser uma postura-conduta de uma figura admirada como Cristo, Ghandi, Guevara ou os perfeitos imperfeitos de hoje como House, Capt. Nascimento, Homer Simpson. Esses referenciais vão ficando cada vez mais nebulosos especialmente para interpretação. Madre Tereza de Calcutá pode ter um comportamento altruísta e abnegado por dedicar sua vida aos pobres ou excepcionalmente egoísta se o fez por primeiramente aquilo a satisfazer pessoalmente.

    A ética é o investigar filosófico com o terreno mais pantanoso das ciências, o comportamento humano. Seres humanos são seres complicados, que desconhecem a real dimensão de uma ação por mais ínfima que seja. Seres que também mudam e evolui cada vez mais depressa seu comportamento junto com os seus conceitos trazendo a discussão sempre a novos e novos patamares. Cada vez mais me parece sensato a postura dos que dizem se tratar de uma discussão inacabável, um conhecimento inatingível e que os seres humanos frente à complexidade desse assunto só atingem a um tipo de perfeição: a perfeição da idiotice.

    ResponderExcluir
  37. Existe claramente uma relação entre os conceitos de ética e excelência, uma relação de causa e efeitoe interdependência. Para que aja ética há a necessidade de estabelecer parâmetros e limites, sendo a excelência o limite positivo.Este, por sua vez é que deve ser seguido, assim quanto mais próximo desse desse ápice de perfeição, mais ético você seria. Porém como sabemos, nas ciências humanas não é possível generalizar todos casos, já que se é tratado de indivíduos diferentes. Assim, esses parâmentros são estabelecidos de modos diferentes de acordo com o meio. Como exemplo de uma bela dança, como "A morte do Cisne", na qual é expressa a perfeição o ato de dançar daquela maneira.
    Assim, fica claro que ética é um modelo a ser seguido, margeado por parâmentos que são estabelecidos atráves de um determinado tipo de ambiente.

    ResponderExcluir
  38. Não concordo muito com a afirmação de que todos os indíviduos pensam agir da forma mais correta. São conhecidos casos de bandidos, gente essa que é enquadrada pela sociedade como de má índole, mau caráter, que, com orgulho (ou até sem ele!) diz ser ruins, alegam saber que fazem o "mal", o "indigno". Claro que não é o grupo majoritário da sociedade, mas também não são casos isolados e anomalias.
    Mas concentrando-se à mensagem do texto e à maior parcela da sociedade, fazer o que se julga ser correto, e portanto, o "perfeito" é sim a prioridade. Nem sempre a motivação é a de se tomar atitudes dignas, por serem dignas em si; a pessoa apenas buscando desencargo de consciência ou possuir boa imagem perante à sociedade.
    Independente da motivação e motivos subjacentes que moldam as atitudes das pessoas "éticas", é inegável a grande relação entre ética e perfeição. O que é correto, o que é o melhor, tende para (ou já é, por si só) o perfeito. E o ético não deixa de ser o melhor a ser feito, por ser o mais correto, o mais acertado, o considerado mais digno e cheio de crédito.
    Portanto, quando se reflete acerca do texto do professor, vê-se que ele faz sentido e contém uma explicação lógica e mais profunda acerca da ética e a relação da mesma com a excelência.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Analisando todo o material postado, parece realmente possível relacionar a ética com a perfeição e excelência no que tange ao agir humano. No entanto, é complicado afirmar isto, pois a definição de perfeição é muito subjetiva, assim como o agir humano é imprevisível e limitado. O que é perfeito para um, pode não ser perfeito para o outro. Nesse caso, fica difícil definir, inclusive a palavra ética que, na maioria das vezes, é usada de forma errada. Sempre procuramos agir eticamente, porém, pouco sabemos sobre o que é ser ético.

    ResponderExcluir
  41. Ao analisarmos os vídeos sugeridos, não podemos negar tamanha excelência dos participantes. Todos realizam suas ações (tocar piano, guitarra ou dançar ballet) da maneira que podemos dizer que seja mais próxima à pefeição. “Mais próxima” devido ao fato de não podermos definir exatamente o ponto “perfeito”, de não conseguirmos, com a linguaguem natural, atribuí-la um significado concreto. Esse impasse nos remeta a Ética. A Ética, também “indefinida”, caracteriza a discussão a respeito da construção dos significados desses conceitos (bondade, maldade, perfeição, ...) que são necessários para que possamos então definir Ética. Acreditamos que a Ética se liga à perfeição no sentido de quando realizamos alguma ação baseada na Ética, ela será a mais correta possível, a mais excelente. Mas de novo, caímos em conceitos subjetivos.
    Antes da discussão em sala de aula, ética para mim era um conjunto de normas de conduta que consideramos como o jeito mais correto de agir. Mas quando comecei a pensar a respeito, percebi que o correto de agir para mim pode ser (e muitas vezes é) diferente para outra pessoa, o que eu considero moralmente errado pode ser normal para outro. Cada pessoa tem seus valores, seu modo de pensar e julgar o mundo ao seu redor, e a si mesmo.
    Só agora eu comecei a ver a ponta do iceberg dessa discussão!

    ResponderExcluir
  42. Ética e Excelência
    Segundo o dicionário Priberam a palavra Ética quer dizer conjunto de regras de conduta; é a parte da filosofia que estuda as condutas de moral. A ética então pode ser entendida como a discussão sobre as avaliações morais das ações humanas.
    Mas o que podemos entender por moral? Ainda segundo o dicionário, podemos entender moral por aquilo que procede com justiça = CORRETO, DECENTE, HONESTO, ÍNTEGRO, JUSTO ≠ DESONESTO, ERRADO, IMORAL, INDECENTE. A moralidade, podemos dizer então, é um padrão de comportamento nas diferentes sociedades. Os chamados “bons costumes”.
    Através desses conceitos podemos começar a pensar e discutir sobre a “bondade” e a “maldade” das ações. Podemos concordar que não são algo concreto, capazes de serem aprendidos a partir de teorias tais como as ciências.
    O conceito de bondade e maldade pode ser visto como aquilo que deve – precisa - ser ou não. Há nelas a ideia de dever; devemos enxergá-las como proposições normativas e não factuais. Esses conceitos podem expressar algum tipo de desejo, uma vontade, contida na frase, na ação (ex.: não se deve assassinar alguém).
    O ser humano age, supostamente seguindo esse desejo de ser bom; a vontade de alcançar essa moralidade, que em seu âmago nada mais é do que alcançar excelência, perfeição que a pura bondade nas ações pode ser descrita.

    ResponderExcluir
  43. Quando se relaciona a Ética á uma forma humana de viver excelente, ou seja, sem erros, percebemos o quão contraditório é o homem. Muitos sugerem que já nascemos com um instinto ético dentro de nós, apresentando assim uma tendência a fazer o “certo” desde pequenos. Porém, podemos ver no Poema em linha reta de Fernando Pessoa a falha do homem em viver eticamente, pois mesmo que já nasça com esse instinto ele jamais consegue obedece-lo de forma plena.
    Acredito que a ética ocidental atual é extremamente baseada no cristianismo, e nele podemos perceber o que disse a algumas linhas acima, pois em um breve resumo da história cristã vemos Adão e Eva no início comendo do fruto proibido que lhes concede o conhecimento do bem e do mal, dando ele por herança a toda humanidade, a partir daí começa a luta do homem contra o pecado (o errado), e em busca da santidade (o certo), então anos depois Deus manda seu filho para auxiliar nessa batalha, deixando mandamentos e recomendações. Transpondo isso para um linguajar acadêmico, temos a busca pela santidade como a busca pela excelência, e a ética podemos definir como a ferramenta usada para alcançar o sucesso nessa busca.

    ResponderExcluir
  44. Após a leitura do texto e de ter assistido às apresentações do YouTube, continuo muito confuso com os significados dos termos empregados. Espero, em breve, poder vir a saber diferenciar corretamente cada um deles e usá-los de forma mais correta e adequada. Este curso com certeza vai proporcionar uma base para tal.
    Entendia que Moral e Ética tinham significado equivalente, sendo Moral usada pelos Romanos e Ética usada pelos Gregos. Palavras de origens lingüísticas diferentes, porém com o mesmo significado. É bem possível que tenha sido assim no início e, ao longo do tempo, cada uma delas passasse a ser empregada de uma maneira específica.
    Em meu entender, Ética se prende a comportamento, maneira de proceder, tendo a excelência ou a correção como objetivo. De maneira figurada, seria a forma de caminhar, e não, o resultado do percurso, o ganho com o objetivo alcançado.
    Nas apresentações, percebi a beleza e a excelência nas execuções, nas obras realizadas, porém não tenho elementos para julgar se as mesmas foram ou não executadas de maneira ética. Nem sei se o termo se aplica nesse caso.
    Gosto de pensar de forma simples.
    Há muitos anos sigo a seguinte orientação: Meus atos serão éticos (ou perfeitamente corretos) se eu for capaz de falar deles com todas as pessoas envolvidas (afetadas por meus atos) e com os meus familiares (mulher, filhos, pais, etc) sem me sentir envergonhado ou embaraçado.
    Não preciso falar de meus atos. Basta ter a certeza (estar convicto) de poder falar, nas condições mencionadas. É o mesmo que consultar o meu interior, minha essência, minha consciência, meus valores fundamentais.
    É um critério subjetivo. Talvez não sirva para todos. Como não tenho mais a pretensão de ter soluções para os problemas do mundo, fico satisfeito se puder não ferir, magoar ou prejudicar outras pessoas.
    Quando penso nesse critério, sempre me flagro imaginando um jantar da família Sarney e os temas de conversa à mesa. E, nesse momento, minha consciência me alerta: “Esse não é um pensamento ético”.

    ResponderExcluir
  45. Quando uma pessoa qualquer, sem chance para reflexão, é questionada sobre a relação de ética e perfeição, acredito que instintivamente responderá que a ética é o conjunto de condutas e decisões perfeitas que devem guiar as pessoas. Com a leitura do texto é clara a pretenção que domina os homens em crer que são anturalmente éticos e sempre fazer o melhor, apesar de haver inúmeros estudos para compreender o que é ética. Com os vídeos, entendi que tanto a ética e a perfeição só podem ser alcançados através de muito esforço e transposição de obstáculos.
    A ética, então, nada mais é do que o modelo perfeito a seguir. Um ser ético seria aquele capaz de ser correto e preciso em todas as suas atitudes, assim como os interpretes nos vídeos.

    ResponderExcluir
  46. A sociedade vive constantemente lembrando o homem a agir de forma ética perante a ela. Através de leis ou do simples conceito de o que é moral e o que não é moral, o homem toma o conhecimento de que ele deve seguir um certo código(que estende-se além de um código penal), um código não-escrito, mas que todos sabem de alguma forma. Porém, é aí que surge a questão: o que exatamente é ética? Seria comportar-se de uma forma "perfeita", ter uma conduta "excelente" para com os outros? Muitos diriam que sim, é desta forma que um ser ético deve viver. No entanto, como pôde ser observado nos vídeos, os conceitos de perfeição e excelência são muito relativos. Cada artista executa sua ação da forma mais perfeita que poderia fazê-lo em sua determinada área, mas enquanto uma pessoa pode considerar os movimentos de Ballet algo perfeito, outra pode discordar, afirmando que a execução do piano é que é um exemplo de uma ação realizado à perfeição, da mesma forma, o que pode ser considerado moral para um pode não o ser para outro. Como saber qual o código de conduta ético adequado a se seguir se as próprias essências de "perfeição", de "excelência" e de "moralidade" são completamente subjetivas? Esta questão deve ser profundamente analisada e discutida para que, um dia, encontre-se uma resposta realmente satisfatória.

    ResponderExcluir
  47. Após ler o texto,ver e ouvir os videos,pude compreender como a ética possui uma conexão com as artes.Tanto a Ética como as artes partilahm da busca por um ideal de perfeição desconhecido.A Ética busca a ação perfeita e cada arte busca a representação perfeita.Ambos partilham dessa busca incessavel pelo belo,correto,o ideal.Talvez observar as artes promova um sentimento tocante pois encontra-se a construção de generos subdivididas em mais subgeneros,um sistema altamente complexo de variedade,assim como a ética irá encontrar diversas discussões sobre si e os temas tratados por ela,ou não.
    Tanto Ética como as Artes são uma construção em descontrução,busca-se o próprio sentido dentro deles sem ter a certeza do que realmente são.Constroem gêneros e seus opostos,concordam e discordam,mas acima de tudo buscam contruir-se pelo debate.

    ResponderExcluir
  48. A discussão sobre ética remeta ao tema da condição humana no que diz respeito a sua natureza. É necessário, antes de tudo, distinguir o ser humano dos animais. Os animais convivem em harmonia pois suas ações são regidas por instintos e leis biológicas e alguns utilizam a inteligência, porém tal inteligência se difere da humana, é concreta e está voltada para a experiência vivida. O ser humano possui a inteligência abstrata que permite a sua educação,assim as relações vividas são sintetizadas em um processo simbólico de aprendizagem: a linguagem.
    A ética, ao meu ver, remete ao fato de a humanidade possuir um meio de refletir sobre o ser e suas ações de tal forma que este se aproxime da perfeição no que diz respeito a condição humana de ser dona de sua própria criação nas ações de intervenção na harmonia da natureza e no uso da mesma para determinados fins. A educação se destaca neste ponto pois fornece ao ser humano o conhecimento necessário para estas práticas, e também o necessário para o próprio desenvolvimento do conhecimento.

    ResponderExcluir
  49. Neste inicio do curso de conhecimento e ética, algo que não era esperado era a definição de o que as pessoas entendem como ético ou anti-ético. Como já colocado no texto pelo professor Peluso e claramente no poema em linha reta de Fernando Pessoa, todas as pessoas se consideram éticas e com senso moral para definir o que é bom ou ruim. Eu como aluno da Universidade Federal do ABC sou apenas uma pessoa comum, mas "Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada." Como já dizia o poeta citado Fernando Pessoa, em Tabacaria.
    Assim sendo esta a minha simples e clara definição de "ser", sou "ser" humano também e entrei no curso já com a arrogância de pensar saber o que é ética e o ter o juízo moral de diferenciação e julgamento do Bem e o Mal. Portanto a surpresa neste começo de curso é agradável e desafiadora, já o questionamento se refere ao fato não saber uma definição exata de ética, normal já que seus resultados ou ações não são exatos como a ciência, e também de acordo com o texto, se a ética é algo perfeito ou excelente, quando concretizado em ações, a perfeição é algo fora dos padrões humanos, seguindo esta linha de raciocínio ninguém é ético e ninguém nunca será ético, porém a busca e perseguição pela ética quando concretizada em ações que apontam para o bem e avanços do ponto de vista moral, qual ponto de vista moral?

    ResponderExcluir
  50. O filme Black swan lançado no Brasil na última sexta feira traz um debate interessante sobre a busca da perfeição. Relata o trabalho e a vida de uma bailarina delicada, dedicada e que julgava ter uma vida moralmente correta, tornando-se perfeita para interpretar o cisne branco. No entanto o diretor do musical exige que a mesma bailarina interprete o cisne branco e o negro. A história do cisne negro é marcada por traições e sensualidade, fazendo com que a protagonista precise conhecer o seu lado mais sombrio para poder interpretá-lo, a partir desse momento ela entra numa trajetória de autoconhecimento e a insistência pela busca da perfeição começa a perturbar sua mente, muitas vezes negando coisas que ela acreditava anteriormente e quebrando dilemas. Ela vai até as últimas conseqüências em busca da excelência. Analogamente, tem-se nos vídeos apresentados, tanto o do pianista, como o do poema de Fernando Pessoa, essa busca pelo melhor da arte, pela combinação de palavras exatas ou as notas que precisam ser tocadas. Uma busca constante pelo aprimoramento.

    Tanto as artes como a ética cuidam dos resultados finais tentando exprimir o melhor que podem oferecer. A dificuldade de julgar as ações como éticas ou não, está atrelada à dificuldade de alcançar a perfeição nas diferentes situações, conforme exemplificada na citação ao filme. Quanto à natureza das ações moralmente corretas, as noções mais básicas podem ser inatas ou advir do conhecimento e aprendizado ao longo da vida. Sendo que no primeiro caso, não é tão necessário o conhecimento racional enquanto que no segundo é preciso que haja um sistema interpretativo de palavras como: excelência, perfeição, bem e mal, para que possam ser apreendidas.

    ResponderExcluir
  51. A meu ver, a Ética está sim ligada à ideia de excelência, onde o indivíduo ético é aquele que age de forma a buscar a perfeição no que faz.

    Porém, a Ética não pode ser algo que sustente o egoísmo, que só seja encarada como um bom ato por aquele que a pratica ou por um determinado grupo que se beneficia. Entendo que uma atitude pode ser considerada ética quando a mesma leva em conta cada elemento envolvido na ação tomada, quando considera uma harmonia maior que envolva todos os atores e o ambiente, e assim ela se aproxima da tal “perfeição”.

    Creio também, que para que um indivíduo tenha suas atitudes consideradas éticas, ou seja, que ele entenda o meio ao redor e as pessoas e aja de acordo, ele deve primeiramente ser “ético” consigo mesmo, não de maneira egoísta, mas de forma a respeitar suas necessidades e sua saúde, porque se entendendo ele terá mais condições de entender também as necessidades dos outros.

    O famoso ditado “Não faça para os outros o que não deseja que façam a você” é um belo exemplo de princípio ético que preza pela harmonia e bem estar numa sociedade.

    ResponderExcluir
  52. Caros Alunos,
    A partir desta, novas postagens nesse tema não serão tomadas em conta na avaliação das atividades da disciplina.

    ResponderExcluir