terça-feira, 19 de abril de 2011

21. AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DA DISCIPLINA

Caros Alunos,

Faça aqui uma postagem avaliando todas as atividades que vc. teve na disciplina "Conhecimento e Ética", especialmente: material didático, aulas, desempenho dos colegas, Blog, ajuda do Professor. Faça sugestões de como as atividades da disciplina poderiam ser melhoradas.
Inclua nessa postagem algumas idéias que possam permitir ao leitor examinar como vc. avalia o seu desempenho (autoavaliação) nessa disciplina.

27 comentários:

  1. A utilização do blog como instrumento para a avaliação da disciplina foi uma boa ideia para estimular a leitura, compreensão e a criação de reflexões, já que por muitas vezes as provas escritas podem não ser a melhor forma de avaliar o aluno. Esses exames podem representar apenas uma absorção de informações, sem a exibição de nossa perspectiva sobre determinados assuntos. A aplicação prática do conhecimento, como foi feito no blog, é também a mais eficiente ferramenta para registrar o que aprendemos, além de nos auxiliar a fixar e pensar melhor sobre o contexto que está sendo abordado.

    Achei interessante a dinâmica proposta entre os textos do blog, os vídeos apresentados e também a discussão entre meus colegas e o professor, pois muitas vezes esse processo clarificou o objetivo de cada autor em relação ao que era pedido. Adorei ter tido contato com textos tão clássicos e também com tantos autores inovadores, que apresentaram concepções que me fizeram refletir e formar opinião, aliás, foi muito bom ter a liberdade para expressar minhas ideias. Além disso, senti um bom retorno em relação às postagens, entretanto acredito que algumas postagens de determinados temas não foram comentadas pelo professor.

    Minha avaliação foi boa. Tentei manter o mesmo nível de aproveitamento durante todo o quadrimestre. E por mais que o acúmulo de trabalhos e provas de outras disciplinas pudessem interferir, procurei sempre me empenhar para expor da melhor forma possível meus pensamentos. Acredito ter compreendido na maioria dos textos a visão dos autores selecionados e ter refletido de maneira significativa sobre os temas.

    O paper e o projeto final tiveram grande importância para meu engrandecimento pessoal. Ter a oportunidade de aprofundar melhor alguns temas acrescentou-me mais experiência e creio que poderá nos auxiliar a futuramente escrever artigos, dentre outros trabalhos. Em relação ao blog construído por meu grupo, foi um meio interessante e inovador para mim. A partir disso espero que realmente haja uma boa divulgação dele e uma forte interação entre as pessoas que o acessarem e o conteúdo exposto, para desse modo obter um debate aberto sobre a imoralidade. Enfim, apesar de obter alguns problemas em relação aos downloads e com a administração do tempo, pessoalmente acho que o blog poderia ser mantido em outras disciplinas.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da escolha do blog para expor minhas ideias, a partir do contato com as ideias de vários autores. Acredito que o blog é uma ótima ferramenta não só para a disciplina Conhecimento e Ética como também para muitas outras, pois através dele podemos ter acesso mais fácil à videos, textos, áudios, comentários de outros alunos, enfim, tudo o que pode ser muito enriquecedor para aprender não só com os autores sugeridos, como também a partir da visão dos nossos colegas de sala e do professor. Isso é extremamente importante para o bom desenvolvimento da disciplina e do nosso senso crítico.
    Apóio a continuação do uso do blog na disciplina Conhecimento e Ética e também sugiro que em outras disciplinas ministradas pelo professor Luis Alberto Peluso essa seja uma das ferramentas principais, pois foi muito útil para mim, facilitando a compreensão, já que tudo é muito organizado e dividido por temas, de modo que, se eu tivesse alguma dúvida em relação aos autores ou às suas ideias, facilmente eu consultava o blog e os temas para ter certeza acerca do que dizia determinado autor.
    Da mesma forma, acho que é mais fácil analisar o aluno através de suas postagens, pois a evolução, regresso e até mesmo as dificuldades do aluno ficam expostas e o professor pode então dar dicas para que haja uma melhora no desempenho, e então no trabalho final, em grupo e individual, o aluno possa se lembrar do que o professor disse para melhor direcionar sua pesquisa e a discussão acerca do que foi pesquisado.
    Avalio muito bem também a forma como a disciplina foi ministrada em sala de aula, pois, apesar de ser um tema denso, como pude perceber ao longo do quadrimestre, acredito ter absorvido a maior parte dele, pois, se ficava alguma dúvida em relação aos textos, vídeos e áudios que estavam no blog, essas dúvidas eram sanadas em sala de aula, a partir da explicação mais detalhada do professor.
    Quanto ao trabalho final, em grupo e individual, pude perceber que me permitiram o aprofundamento no tema escolhido. É muito gratificante quando é possível analisar as situações cotidianas a partir das visões de vários autores. É a melhor forma, na minha opinião, para compreender por completo a proposta do autor.
    Acredito ter evoluído bastante da minha primeira postagem para as postagens posteriores, graças às dicas, avisos e até mesmo broncas do professor, que deu várias sugestões para que fosse possível otimizar as postagens. Sinto-me bem mais segura para falar sobre o tema, agora que aprendi a me basear mais e de forma mais segura em teorias para analisar determinados comportamentos, meus ou de outras pessoas.
    Desse modo, posso dizer que apesar de não pretender cursar Bacharelado ou Licenciatura em Filosofia no pós-BC&H, gostei bastante da disciplina e acho que o conteúdo que foi passado é essencial, tanto para quem pretende cursar Ciências Econômicas, como para quem pretende cursar Políticas Públicas, além dos outros cursos que estão sendo planejados.
    Bom recesso professor! E se nos encontrarmos em alguma outra disciplina espero que esse método de apresentação e desenvolvimento da disciplina continue sendo o método vigente, pois como já disse, foi muito interessante e útil na minha opinião. A não ser que o senhor, com toda a sua sabedoria, encontre algo superior... :)

    ResponderExcluir
  3. As atividades que tive na disciplina Conhecimento e Ética são por mim avaliadas, de forma geral, como muito frutíferas. O material didático disponibilizado no Blog permite um acesso mais fácil aos textos que nem sempre são encontrados em livros disponíveis na Biblioteca do nosso atual Campus. As aulas divididas entre temas também foram de grande proveito, pois possibilitaram não apenas que retirássemos dúvidas como também a exposição de nossas ideias. Acredito que o desempenho de meus colegas foi muito satisfatório, pois pelo nível das postagens é perceptível que a grande maioria domina o tema a ser discutido, segundo a avaliação do próprio professor. Considero a ferramenta do Blog muito inovadora, pois atrai o público jovem. Através da exposição não apenas de textos, como de vídeos e outros recursos de mídia (como a gravação em voz de palestras) o material fica não apenas mais atraente, como também auxilia na fixação do que é discutido. Considero a ferramenta do Blog bem mais interessante para avaliar o desempenho do aluno do que as tradicionais provas, pois permitem maior vivência com o tema. As aulas ministradas pelo professor foram muito bem expostas. Apesar de, por vezes, causar certa angústia acerca do tema a ser discutido. Acredito que isso se deve ao fato do pensamento ético ser algo tão complexo. Entretanto acho que esse sentimento de dúvida que nos causa é a principal motivação ao aprofundamento de nossos estudos. Avaliando meu desempenho acredito que evolui bastante em minhas postagens. Procurei ler todos os textos com a máxima atenção. Até li alguns mais de uma vez por serem de difícil entendimento. Agradeço a flexibilidade quanto as datas. O que mostra que o Professor se preocupa não apenas com o caráter quantitativo das postagens como também com a qualidade das mesmas. No trabalho em grupo criei, juntamente com a equipe a qual fiz parte, um Blog que auxiliasse a discussão do tema da Imoralidade dentro não apenas do contexto teórico como também do contexto da Ética prática. O Paper permitiu um aprofundamento no tema que mais me despertou interesse. Para finalizar gostaria de agradecer a todos os meus colegas de sala por terem participado das aulas auxiliando no debate e na compreensão dos temas. Agradeço também ao professor pelas aulas ministradas, que assim como no quadrimestre passado foram muito didáticas e produtivas. Desejo a todos inclusive ao Professor Peluso um excelente recesso de descanso e reflexão. Espero ter a oportunidade de encontrá-los novamente nos próximos quadrimestres. Um forte abraço a todos!

    ResponderExcluir
  4. Posso dizer que a disciplina como um todo me surpreendeu de uma forma extremamente positiva.

    A utilização do blog e das postagens dos alunos como forma de avaliação e avanço na disciplina, como já dito pelas minhas colegas, foi extremamente proveitoso. Acredito que a pressão de as postagens valerem 50% da nota obriga os alunos que leiam e saibam, ao menos, um mínimo do conteúdo para formularem suas postagens. Acho também que a resposta do professor aos nossos comentários - como foi feito no final do curso - é muito importante aos alunos, já que um elogio ajuda a manter a motivação e uma crítica bem feita estimula uma melhor produção.

    Quanto aos textos e conteúdo, os achei muito bem escolhidos e muito importantes para o desenvolvimento intelectual de qualquer aluno da área de humanidades. Eu que - pessoalmente - no início do curso achei que ela não seria uma matéria muito útil, devo admitir que me enganei.

    ResponderExcluir
  5. Sobre os trabalhos finais, acho ótima a ideia de forçar o aluno a saber produzir em grupo, já que eu considero essa uma virtude muito importante, além de o trabalho individual tratar o aluno quase que como um pesquisador, o que também considero ótimo para um aluno de uma universidade com grande vocação para a pesquisa;

    A ajuda do professor também foi essencial pra a compreensão completa dos conteúdos. Pudo perceber a paixão nos olhos do professor sobre alguns assuntos e um conhecimento absurdamente grande, que me estimulava sempre a compreender as teorias apresentadas.

    Como sugestão para a disciplina, acho que a parte da ética prática poderia ser analisada de forma mais abrangente e que o professor poderia dar mais respostas aos comentários dos alunos, pois, como disse, isso ajuda muito no engrandecimento pessoal do aluno e no desenvolvimento da disciplina.

    Boas férias a todos e ao Prof. Peluso!

    ResponderExcluir
  6. Desde o quadrimestre passado, quando fiz aula de Problmeas Metodológicos das Ciências Sociais, já criei uma opinião positiva quanto aos métodos avaliativos e didáticos do professor.
    Penso que todo o esquema baseado em postagens no blog e em trabalhos midiáticos promove a interação entre alunos, e portanto, intercâmbio de opiniões, o que é um processo extremamente importante e enriquecedor.
    Quantos às aulas, não há muito o que comentar, pois é consenso geral que o Professor é extremamente completo.
    Boas férias a todos e ao Professor.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da utilização do blog como ferramenta da disciplina, não só pela facilidade de ter acesso ao material, mas também por que desta forma podemos ir além dos textos e usar outras mídias para a construção do conhecimento, a também a questão dos comentários que deixaram a aula mais dinâmica.

    Quanto as avaliações também achei ótimas, acho muito importante fazer os discentes ESCREVER e se APRESENTAR (apresentar o trabalho), o trabalho em grupo é sempre enriquecedor, nos prepara para o futuro.

    ResponderExcluir
  8. A idéia do blog ainda me parece proveitosa e muito didática, sendo que ainda apoio firmemente esse método de avaliação. Considero apenas que devido ao curto espaço de tempo de um quadrimestre e a quantidade de autores a serem analisados, os prazos de postagens pareceram curtos, mas de forma nenhuma impossíveis.
    O material apresentado no blog, em especial os textos, foi no geral de fácil compreensão. Os temas se mostraram de suma importância para nossa formação intelectual, embora fossem por vezes um pouco exaustivos. Quanto ao professor, este mostrou um brilhante conhecimento da matéria ministrada e ótima capacidade de expressão dos mesmos.
    Quanto a minha auto-análise, considero que meu rendimento foi satisfatório, consegui remanejar o tempo a fim de realizar todas as postagens e fazer um trabalho final proveitoso, embora confesso não ter tido tempo para me dedicar mais profundamente a análise de alguns dos autores apresentados.

    ResponderExcluir
  9. Esqueci de fazer uma auto-avaliação no post acima!

    Sobre meu desempenho da disciplina, percebi um enorme avanço na capacidade de escrever sobre os assunto cobrados. Senti uma enorme dificuldade na elaboração dos comentário no início do curso, o que, com o desenvolvimento e o esforço na escrita semanal dos posts, foi sendo vencida.

    Acredito que consegui entender bem a ideia dos autores estudados e consegui realizar um trabalho individual que me surpreendeu de forma muito positiva! Além disso, ao realizar o trabalho em grupo sobre Dexter, eu e meu grupo dedicamos muito tempo ao trabalho, assistindo e analisando todos os episódios da primeira temporada da série, e, mesmo que isso não apareça no trabalho apresentando, e serviu como uma forma de desenvolver a análise de fatos sob a visão dos autores estudados.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Acredito que tal método de avaliação foi aceito de uma forma muito boa, pela oportunidade de poder dizer o que se pensa sobre determinado assunto. Quanto ao Professor acredito que os elogios sejam unânime, já que este possui uma completude inegável.
    O meu desempenho na disciplina acredito que tenha sido bem proveitoso, confesso que poderia ter me empenhado mais, mas me dei muito bem com o método de avaliação e a didática do professor Peluso.
    Boas Férias à todos.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Acho que o método utilizado pelo professor Peluso é interessante e desenvolve o pensamento do aluno de forma 'real', diferente de outros métodos nos quais o desempenho do aluno em um, ou dois dias avalia o aluno por um longo período. Porém, acho extremamente desnecessários alguns comentários feitos para os posts dos alunos por parte do professor, a pessoa pode não ter conseguido comentar o texto com sucesso, mas isso pode ter sido por acaso e não por má vontade ou falta de leitura. Não digo isso por mim, apesar de ter sido criticado em meu relatório final, concordo com a crítica e conforme já conversei com o professor é fato que o texto está mal escrito e não muito claro, mas isso foi por motivos de falta de tempo para a revisão e não por incapacidade minha. Digo isso sobre as críticas, pois vi alguns alunos que o esforço em sala de aula é visível serem criticados por seus posts. Acredito que isso seja um desestimulo para eles. Não por achismo, digo isso pois vi e ouvi alguns alunos, BONS ALUNOS (diferente de mim e de alguns colegas meus), reclamando da forma como foram criticados pelo professor. Fora essa parte de críticas o curso correu muito bem e me foi bem interessante.
    Tenho a consciência de que C&E foi para mim uma matéria de enorme aprendizado, aqui aprendi mais do que em outras matérias que fiz, muito mais. Conheci autores com os quais concordei com as idéias e me identifiquei muito com eles e suas visões sobre Ética, moral e suas aplicações.

    Peço desculpas de novo pela falta de revisão textual, por alguns problemas pessoais que me acompanharam ao longo do curso e do quadrimestre me prejudicando e persistem agora nesse começo de "férias", não tenho tempo de revisar nem ao menos uma linha do que escrevi. Se não fizer sentido, sinto muito. Afinal de contas, a linguagem tem limites que se limitam ainda mais quando não se usa a linguagem de maneira bem estruturada (e esse é meu caso agora, sinto muito)!

    Parabéns a todos que concluíram com algum resultado o curso e ao professor por esta idéia diferente, que é o blog!

    ResponderExcluir
  14. O filme “Inside Job – A verdade sobre a crise”, Oscar de melhor documentário, mostra os bastidores da crise em seus conflitos éticos, justamente aonde geralmente a justiça não alcança: conflitos de interesse na tão querida economia. O filme mostra como professores de economia, acadêmicos da tão prestigiosa Harvard, se prostituíram para agentes financeiros, principalmente os que detestavam a regulação do mercado. Vimos também, vários lobbystas de Wall Street e banqueiros ficarem sem defesa nenhuma perante ao conselho de ética, tendo que explicar por que incentivavam investimentos arriscados com o dinheiro de seus clientes, concedendo crédito a qualquer pessoa e depois apostando, justamente, contra essas mesmas pessoas somente com o intuito de arrecadar mais lucros. E o mais triste é que essas pessoas, que, com o perdão da palavra, foderam todo o sistema financeiro mundial, estão cada vez mais ricos, sem nenhum compromisso ético ou com a justiça. Eles não são presos e continuam nos postos mais altos até mesmo hoje no governo, mesmo tendo prejudicado muitas vidas com a crise, principalmente para os que perderam sua própria moradia. Escrevo isso pra dizer que uma matéria como foi Conhecimento & Ética faz todo o sentido, não só para o BC&H. Mas até para o estatuto de Ciência Econômica em si, e é claro, tocante para os meus amiguxos futuros “economists-wanna-be”. Para os de Políticas Públicas é meio óbvio o risco, afinal, vai que um deles trabalhe com gente do naipe de Weslyan Roriz, grande mulher laranja, e seu marido, né?

    Este quadrimestre, talvez o quadrimestre mais pesado que já encontrei, tive pelo menos o blog e a rotina de postagens que já estava familiarizado, e nesse quadrimestre tive que dar conta de três blogs. Eu já gostava dessa ferramenta no quadrimestre passado. Achei também que os posts do Prof. Peluso o deixaram ainda mais interativo, quadrimestre passado senti falta desse tipo de guia, de direcionamento nas postagens. Mas o que me frustra no blog é que as postagens, no fundo, são interpretações de texto. São todas no fundo muito iguais. Tentava descontar isso nas postagens, tentei fazer associações com outras coisas que vi e li, mas confesso que às vezes forcei um pouco. Sobre o material, achei ótimo todos os vídeos e links sugeridos. Propiciaram-me as mais deliciosas reflexões nesse quadrimestre, com menção especial ao vídeo do sabonete da Ana Carolina. Não mudaria nada no blog, só tentaria deixá-lo ainda mais interativo, sei lá, tipo um chat se possível, com mais feedback professor-aluno e discussões entre as salas. Afinal, blog é ferramenta de comunicação e é justamente isso que o diferencia e o potencializa no âmbito extra-acadêmico.

    Não pude me empenhar tanto quanto o quadrimestre passado, passei batido por alguns autores.Também não fiz a postagem do último tema, por tirânicos motivos de cansaço, falta de tempo e também um pouco de preguiça. O trabalho final me tomou muita energia. Editar um vídeo num Windows 95 é tarefa pra poucos, e ainda, ver o youtube bloquear nosso vídeo depois de tanto sacrifício me causou um pânico terrível. Mas no final deu tudo relativamente certo, tivemos ajuda de várias pessoas no processo. A eles meu muito obrigado. E também obrigado Prof. Peluso. Obrigado pelas leituras, pelo material, pelas aulas, pelas discussões, pela troca de idéias. No BC&H é unanimidade. BCH s2 Peluso.

    Bom recesso para os vagaus que não trabalham. Paciência para os que trabalham, como meu grande colega Caio aí em cima e eu. Té mais, pessoas, quem sabe nos vemos por outros blogs por aí...

    ResponderExcluir
  15. A disciplina “Conhecimento e Ética” foi uma disciplina muito “proveitosa”, nos ajudou a discutir ética de uma maneira diferente, conhecendo várias teorias e tendo a possibilidade de perceber a que talvez nos pareça mais adequada, ou mais de uma teoria, como foi o meu caso.
    Depois de adquirido esse conhecimento foi muito interessante ter a possibilidade de discutir uma “Ética” mais prática, como nos temas dos “limites éticos da ciência e tecnologia” e os referentes à ética contida nas ações que realizamos “contra” nós mesmos, como quando foram abordados os temas sobre automutilações e suicídio.
    Continuo achando muito boa a idéia do Blog, mesmo que por vezes eu tenha tido problemas “técnicos” no momento das postagens. É bom e enriquecedor ter esse contato com as produções dos meus colegas, e ver como cada um consegue extrair aspectos diferentes acerca do mesmo tema! E também a possibilidade de acompanhar o desempenho de cada indivíduo da sala, que a meu ver foi crescendo com o decorrer do curso.
    As discussões realizadas em sala também merecem apreço, pois facilitam o entendimento dos temas e por vezes a obtenção de uma visão que não conseguimos capturar na leitura individual.
    Considero meu desempenho ao longo do curso bom, tentei produzir da melhor maneira possível, e que o tempo permitisse. Nesse quadrimestre fiz seis matérias por conta disso tive uma carga de trabalhos e leituras altos, o que dificultou por vezes que eu conseguisse postar no prazo estabelecido. Preferi, portanto, escrever com mais calma, porém com seriedade do que às pressas e sem o devido comprometimento com os temas.
    Até a próxima Profº Peluso!
    Bom recesso a todos!

    ResponderExcluir
  16. Primeiramente, considero a extrema importância da discplina Conhecimento e Ética no currículo de todo e qualquer profissional, pois é a partir da ética que o indivíduo irá avaliar sua conduta. Achei bastante interessante a maneira como a disciplina foi apresentada a nós nesse primeiro quadrimestre de 2011: Utilizamos o Blog, que é hoje uma excelente ferramenta de trabalho, permitindo um acesso rápido e abragente de todo o conteúdo; estudamos as visões de diversos filósofos e escolas filosóficas acerca da ética, tais como: Hume, Kant, Bentham e Mill (Utilitarismo), Wittigenstein, Rousseau, que enriqueceram muito nosso conceito sobre o tema; fizemos um trabalho escrito abordando um dos temas estudados durante a disciplina, o que fixou ainda mais a ideia escolhida; fizemos um trabalho apresentando um recurso em mídia sobre o tema: ISTO É IMORAL!, no qual tivemos a oportunidade de apresentar o que apreendemos durante o curso a partir de atitudes cotidianas ou mesmo fatos que surpreenderam a sociedade. Dessa forma, tudo o que foi visto e aprendido nessa discplina, foi de grande proveito, não apenas para a formação de futuros profissionais, mas também para a formação de cidadãos éticos na sociedade que nos cerca.

    De um modo geral, acredito que tive um bom desempenho na disciplina, pois procurei fazer todas postagens solicitadas, não apenas para preencher a avaliação do professor, mas com o intuito de apresentar minha opinião e meu conhecimento acerca do tema, ainda que este fosse pequeno. Todavia, acredito que pude evoluir durante o curso, de forma que minhas postagens também sofreram certa evolução à medida que eu compreendia melhor os assuntos tratados.

    Sugiro ao Professor Peluso que continue trabalhando com o Blog, pois é um meio muito válido para fins didáticos também. Podemos ver isto pela grande participação dos alunos durante o quadrimestre (ainda que tenha caído um pouco), e pelo grande número de acessos ao blog. Nesse recurso podemos encontrar o conteúdo exposto em sala, podemos ser avalidados através de nossas postagens e evoluções de postagens e ainda podemos tirar dúvidas com o professor.

    Foi um quadrimestre agradável!

    Bom recesso.

    Raíssa Lopes de Oliveira.

    ResponderExcluir
  17. Achei muito interessante a variedade de temas apresentados por nos mostrar diferentes lados de diferentes pensadores. Quando ingressamos na filosofia com a matérias "temas e problemas da filosofia", adquirimos uma visão simples dos modelos filosóficos, sendo eles enriquecidos com essa matéria.
    Um defeito com a relação ao blog é o curto tempo entre postagens, transformando as postagens em comentários medianos ou fazendo com que pessoas deixem de postar.
    Acredito que me desempenho tenha sido muito bom, uma vez que eu absorvi todos os conceitos propostos pelos temas, o que em minha concepção é a coisa mais importante no caminho da aprendizagem.

    Em geral a matéria é muito proveitosa por abortar um tema super relativo, além de ter sido dada de maneira bem dinâmica.

    ResponderExcluir
  18. Tornar o blog uma ferramenta para a aplicação do conteúdo da disciplina foi uma ótima ideia, na minha opinião. Os textos escolhidos conseguiram passar a ideia de cada tema e fazer dos comentários um processo de avaliação foi ótimo, pois incentiva o aluno não apenas a ler o texto, mas também refletir e expressar sua opinião sobre o tema.

    As aulas foram ótimas,o professor conseguiu esclarecer todas a dúvidas, no meu ponto de vista. Além disso, o uso de vídeo e áudio além dos textos foi um ponto positivo na aplicação do conteúdo.

    Com relação a minha auto avaliação, posso dizer que essa disciplina superou totalmente minhas expectativas, os temas são abrangentes e me agradaram muito. Durante o curso, eu pude perceber que além de ler os textos indicados pelo professor, também pesquisei mais sobre os temas que mais me agradaram, encontrando textos interessantíssimos. Ao longo do curso, percebi que eu e todos os outros colegas evoluíram bastante nas postagens, principalmente por causa da dinâmica usada para apresentar o tema.

    Enfim, gostei muito da disciplina e acho que a maneira como ela foi aplicada foi ótima.

    Bom recesso à todos.

    ResponderExcluir
  19. Esqueci de incluir a auto-avaliação no comentário que fiz: me considerei uma aluna dedicada esse quadrimestre e que conseguiu absorver todos os conteúdos que foram propostos. Respeitei sempre o prazo de postagens dos trabalhos e procurei não apenas ler o textos e reproduzir resumos deles, e sim criticá-los e mostrar meu parecer quanto à questão que abordavam.
    No trabalho final me esforcei (assim como todo meu grupo) para que o blog se tornasse interessante e abordasse temas relacionados com a disciplina e com a atualidade.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da maneira de coomo a disciplina foi apresentada, além da acessibilidade a todo o conteudo do curso, sendo aberto a discussões e propostas.

    Confesso que diante da experiência que tive com outras matérias ligada a filosofia, essa me surpreendeu pelo dinamismo, foi abordado temas atuais e não foi cobrado somente o entendimento do autor, mas principalmente a critica a sua idéia.

    Também gostei muito do trabalho final on-line, assim fica aberto para todas as pessoas discutirem e aprender mais sobre os diversos assuntos abordados, não sendo restrito só a faculdade e ao meio acadêmico.

    Acho que consegui assimilar os temas propostos, assim como me esforcei para cumprir os prazos e fazer sempre uma leitura atenta aos temas abordados.

    ResponderExcluir
  21. A ideia de trabalhar com um blog e ter as postagens e os trabalhos disponíveis on-line foi muito interessante. Fugir um pouco da tensão das provas das outras matérias é bom. Para postar em todos os temas, os alunos deveriam ler todos textos e assistir aos vídeos recomendados pelo professor e na hora de desenvolver o texto deveria mostrar que entendeu aquilo que leu e conseguiu sintetizar as ideias apresentadas pelo autor.
    Acredito que fui um aluno participativo pois postei em quase todos os temas, fiz o meu trabalho escrito e, juntamente com o meu grupo, desenvolvi um bom vídeo para ser exposto na internet. Asimilei, então, os temas propostos pelo professor para entendimento da matéria.

    ResponderExcluir
  22. Para mim esta é uma das disciplinas que foram mais bem transmitidas durante o quadrimestre. Tanto o material didático quanto o formato em que ele foi passado (com o auxílio do blog), foram muito bons e deram condições de termos um bom entendimento dos conteúdos, de uma forma dinâmica e interativa.

    No entanto, para mim o ponto alto foram os debates realizados em sala de aula, muitos deles podem ser considerados verdadeiros debates éticos, como o próprio professor chegou a colocar e, eles foram essenciais para um entendimento mais completo de todo o conteúdo estudado, ajudando bastante na compreensão dos mesmos e consequentemente nas postagens que se seguiram.

    Creio que a não participação nas aulas da maioria dos alunos foi ruim para eles mesmos, que não aproveitaram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e se desenvolverem melhor nos assuntos abordados. Porém, a participação de só quem realmente estava interessado pode, por outro lado, ter elevado o nível dos debates, porque existia um certo comprometimento em só serem levantadas questões relevantes dentro dos mesmos.

    Quanto à minha participação, creio que foi bem produtiva, tanto na sala de aula quanto nas postagens e nos trabalhos finais, atingindo os objetivos propostos e com um mínimo de qualidade, pois eu estava comprometido com a disciplina.
    Abraços e até o próximo quadrimestre pessoal!

    ResponderExcluir
  23. Acredito que a metodologia aplicada é inovadora e funcional. O blog como ferramenta pedagógica facilita o acesso ao conteúdo do curso e fomenta a participação, em suma é algo extremamente positivo para o formato de quadrimestres da UFABC.
    Sobre as aulas, e o professor, elas conseguiram ser bastante atrativas, principalmente pelos debates que fomentou, porém sinto falta de alguma atividade que contasse para a avaliação final, talvez um ciclo de debates entre grupos fosse uma idéia a experimentar.

    Minha auto-avaliação é um tanto negativa, por questões pessoais (trabalho em função admistrativa, e trabalho como profissional do teatro) neste quadrimestre não tive o tempo necessário para me dedicar aos estudos, fato que pretendo corrigir no próximo quadrimestre (a 1ª providência já foi tomada, acabo de abandonar ao emprego admistrativo).

    ResponderExcluir
  24. A utilização do blog possibilitou um aprendizado contínuo, muitas vezes quando ficamos condicionados apenas às provas, o estudo fico para última hora, as postagens constantes fizeram com que o conteúdo fosse estudado uniformemente e assim há um aproveitamento maior.

    A diversificação de temas para o trabalho final também ajudou no desenvolvimento, pois podemos escolher o que tínhamos mais afinidade e usar os outros para endossar o que queríamos provar.

    O trabalho em grupo foi bastante proveitoso porque depois de criar um conceito do que era ética fomos a busca da negação para apresentar “Isto é imoral”.

    Quanto ao meu desempenho, pude perceber que no começo das postagens eu me restringia aos resumos e que com as leituras, consegui construir linhas para argumentar e um domínio razoável para dissertar sobre o tema. Gostei dos temas, alguns me instigaram a mais investigações e foram construindo os conceitos que eu precisava. E os textos foram fundamentais para o desenvolvimento dos trabalhos. Além disso, os comentários criaram alguns debates e o confronto das idéias.

    ResponderExcluir
  25. Lays Araujo: Acredito que o método de ensino e avaliação do Professor Peluso, desperta maior interesse e nos deixa mais a vontade para debater sobre os temas, fazer os comentários ao invés da prova é uma forma diferente de avaliação na qual, ao meu ver rende mais. No meu caso na hora da prova costumo ficar muito nervosa, este método me deixou mais confiante e pude ver um avanço nos comentários e até na minha forma de argumentar.

    ResponderExcluir
  26. Eu tinha ficado de passar o nome de dois filmes que foram citados durante as aulas e que tem a ver com o conteúdo da disciplina, são:

    Poder Além da Vida (Peaceful Warrior) - 2006
    Diretor: Victor Salva
    Trata da temática do auto-conhecimento e da ética consigo mesmo. Foi inspirado no livro Way of the Peaceful Warrior de Dan Millman.

    Mar Adentro - 2004
    Diretor: Alejandro Amenábar
    O filme fala sobre a eutanásia de maneira muito lúcida e abre espaço para um ótimo debate, recomendadíssimo!

    Pra quem ainda não assistiu, aí estão dois bons filmes.

    ResponderExcluir
  27. Quero reiterar os elogios feitos ao blog e ao Prof. Peluso. Este "instrumento de trabalho" é de uma interatividade e dinamicidade que me empolgaram. E ter contato com o texto antes da exposição da aula, aumenta consideravelmente o aproveitamento. Os comentários do Professor acerca dos textos e do desempenho dos alunos foi muito positivo. Como disse a Bárbara, um elogio é sempre estimulante, e uma crítica construtiva nos faz querer melhorar. As discussões em aula também foram muito produtivas, considero importante esta troca de informações, nos faz refletir sobre um outro ponto de vista. Quanto à auto-avaliação, posso afirmar que compreendi os temas propostos e autores estudados, mas este quadrimestre, em particular, foi um dos que mais sofri com a falta de tempo. Eram muitas leituras, muitos compromissos pessoais e profissionais, que atrapalharam o meu aprofundamento nas leituras, que gostaria de ter feito para complementar meu entendimento do assunto, mas o saldo foi positivo, não me faltam interesse e dedicação.

    ResponderExcluir