quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

7. TEMA 5 - DAVID HUME

Caros Alunos,
Após ler o texto: “Tratado da Natureza Humana”, Livro Terceiro: ‘Da Moral’, Parte Primeira: ‘Da Virtude e do Vício em Geral’, Seção I : ‘As distinções morais não derivam da razão’, Seção II : ‘As distinções morais derivam de um sentido moral’. Tradução para o espanhol disponível em:
pp. 330 até 345.
e examinar o material disponível em:
elabore uma postagem, até 24hs. do dia 28 de fevereiro, com seus comentários sobre o tema.

6. TEMA 4 - ARGUMENTOS MORAIS

Caros Alunos,

Após ler o texto: “Haverá Provas em Ética?”, de James Rachel, disponível em:
e o texto: “Apologia de Sócrates” de Platão. Disponível em :
e examinar o material disponível em:
 elabore, até 24hs. do dia 21 de fevereiro, uma postagem com seus comentários sobre o tema.

5. TEMA 3 - ÉTICA, MORAL E DIREITO

Caros alunos,
Após ler o texto: “Sobre a distinção entre Ética e Direito” de L. A. Peluso, disponível em:
e o texto: “Ética e Moral: uma distinção indistinta” de Desidério Murcho, disponível em:
elabore um comentário sobre o tema e, até 24hs. do dia 14 de fevereiro, envie para ser postado no Blog.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

4. TEMA 2 - O QUE A ÉTICA INVESTIGA?

Caros Alunos,

Após ler o texto: “O que é Ética” de Peter Singer, disponível em:
e o texto:  “Teorias sobre a Ética” de Hugh LaFollete, disponível em:
http://criticanarede.com/html/teoriasetica.html

elabore uma postagem com seus comentários sobre o tema. Vc. tem até 24hs. do dia 14 de fevereiro  para realizar essa atividade.

3. TEMA 1 – “ÉTICA E PERFEIÇÃO”.

Caros alunos,

Após ler o texto: Texto: “Ética e Excelência” de L. A. Peluso, disponível em:
e xaminar o material disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=e20vW-WDQMg

http://www.youtube.com/watch?v=fDW25nrnQpk

http://www.youtube.com/watch?v=VbG0hu5V4AA

 http://www.youtube.com/watch?v=FM-7z_2iwFA

http://www.youtube.com/watch?v=AJrJFk7UrYQ

http://www.youtube.com/watch?v=RM2Aio9mvNE

elabore um comentário com suas reflexões sobre o tema e envie, até 24hs do dia 07 de fevereiro, para postagem.

1. EMENTA, PROGRAMA E FORMAS DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA

UFABC – UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

CCNH – CENTRO DE CIÊNCIA NATURAIS E HUMANAS

BC&H – BACHARELADO EM CIÊNCIAS E HUMANIDADES


BH 0000 CONHECIMENTO E ÉTICA: (4-0-4)
EMENTA:
Ética e Moral. O Problema da Moralidade das Ações e a
Construção de Regras Morais. Os Sistemas  de Éticas Deontológicas e
Éticas Teleológicas. A Possibilidade do Discurso Ético: Ética e
Linguagem. Ética e Racionalidade. A Falácia Naturalista. Controle de
Sistemas Normativos: Punição e Recompensa. Sistemas de Normas Éticas e
Sistemas de Normas Legais.  Pensamento e Ação.  A Responsabilidade
Moral dos Intelectuais. Conhecimento científico e valores (tanto
cognitivos quanto sociais e éticos). A questão da neutralidade da
ciência.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Oliveira, Manfredo A. Correntes Fundamentais da Ética Contemporânea, Petrópolis, Vozes, 2ª. Edição.
Aristóteles. Ética a Nicômaco, coleção Os Pensadores, Abril Cultural.
Bentham, J. Princípios da moral e da legislação, coleção Os
Pensadores, Abril Cultural.
Espinosa, B. Ética, coleção Os Pensadores, Abril Cultural.
Habermas, J. Pensamento pós-metafísico, Tempo Brasileiro.
Horkheimer, M. e Adorno, Th. Dialética do Esclarecimento, Jorge Zahar Editores.
Hume, D. Tratado de la naturaleza humana, Madrid: Tecnos.
Kant, I. Crítica da razão prática, Lisboa: Edições 70.
Kelsen, H. Teoria Pura do Direito, Martins Fontes.
Mill, J. S. A liberdade, Utilitarismo, Martins Fontes.
Dagnino, Renato – Neutralidade da ciência e determinismo tecnológico: Um
debate sobre a tecnociência. Ed. Unicamp, 2008.
Lacey, Hugh – Valores e atividade científica I. SP: Editora 34 /
Scientiae Studia, 2008.
Lacey, Hugh – “Existe uma distinção relevante entre valores cognitivos e
sociais?” Scientiae Studia 1(2)(2003), pp. 121-149.
Lacey, Hugh - A controvérsia sobre os transgênicos: Questões científicas
e éticas. [Trad. por C. R. Tossato, G. Rodrigues Neto, R. A. Rebollo, R. R.
Kinouchi e S. G. Garcia.] Aparecida, SP: Idéias e Letras, 2006.
Marcuse, Herbert - Ideologia da sociedade industrial. [Trad. por Giasone
Rebuá.] RJ: Zahar, 1969. [Título original: One-Dimensional Man: Studies in
the Ideology of Advanced Industrial Society.]
Weber, Max – “A ciência como vocação”. Em: Ensaios de sociologia, pp.
154-183. Trad. por Waltensir Dutra. RJ: Zahar, 1974.
Weber, Max – “O sentido da “neutralidade axiológica” nas ciências sociais
e econômicas”. [Trad. por A. Wernet.] Em: Metodologia das ciências sociais,
Parte 2, pp. 361-398. São Paulo / Campinas, SP: Cortez / Ed. da Unicamp,
2001.
Moore, G. E.: Principia Ethica, Icone Editora, 1998.
Lacey, H.: Valores e atividade científica, Editora 43, 2008.
Putnam, H.: O colapso da verdade, Idéias & letras, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Feenberg, Andrew – “Marcuse or Habermas: Two critiques of technology”.
Inquiry 39(1996), pp. 45-70. Disponível também na Internet, no endereço:
http://www-rohan.sdsu.edu/faculty/feenberg/marhab.html
Habermas, J.– “Técnica e ciência enquanto ‘ideologia’. (Para os 70 anos
de Herbert Marcuse, no dia 19-VII-1968)”. Em: Os Pensadores - Benjamin /
Adorno / Horkheimer / Habermas, pp. 313-343. São Paulo: Abril Cultural,
1980.
Heidegger, Martin – “A questão da técnica”. [Tradução e apresentação de
Lyons, David - As Regras Morais e a Ética, Campinas, Papirus, 1990.
Marco Aurélio Werle.] Cadernos de Tradução (FFLCH-USP) n° 2(1997), pp.
10-93. [Edição bilíngüe.]
Peluso, L.A. (org.) - “Ética & Utilitarismo”, Campinas, SP,
Papirus, 1998.
Bourdieu, P.: Meditações pascalianas, Bertrand Brasil, 2001.
Shinn, T. & Ragouet, P.: Controvérsias sobre a ciência, Editora 34, 2008.



PROGRAMA DE “CONHECIMENTO E ÉTICA”

PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2011
Prof. Peluso

MÓDULO I -  PROBLEMAS NA CONCEITUAÇÃO DE ÉTICA

TEMA 1 – ÉTICA E PERFEIÇÃO
Texto: “Ética e Excelência” de L. A. Peluso, disponível em:
Material disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=e20vW-WDQMg

http://www.youtube.com/watch?v=fDW25nrnQpk

http://www.youtube.com/watch?v=VbG0hu5V4AA

 http://www.youtube.com/watch?v=FM-7z_2iwFA

http://www.youtube.com/watch?v=AJrJFk7UrYQ


TEMA 2 – O QUE A ÉTICA INVESTIGA?
Texto: “O que é Ética” de Peter Singer, disponível em:
Texto:  “Teorias sobre a Ética” de Hugh LaFollete, disponível em:

TEMA 3 – ÉTICA, MORAL E DIREITO
Texto: “Sobre a distinção entre Ética e Direito” de L. A. Peluso, disponível em:
Texto: “Ética e Moral: uma distinção indistinta” de Desidério Murcho, disponível em:

TEMA 4 – ARGUMENTOS MORAIS
Texto: “Haverá Provas em Ética?”, de James Rachel, disponível em:
 Texto: “Apologia de Sócrates” de Platão. Disponível em :
Material disponível em:


MÓDULO II – ALGUMAS TEORIAS MORAIS RELEVANTES

TEMA 5 – DAVID HUME
Texto: “Tratado da Natureza Humana”, Livro Terceiro: ‘Da Moral’, Parte Primeira: ‘Da Virtude e do Vício em Geral’, Seção I : ‘As distinções morais não derivam da razão’, Seção II : ‘As distinções morais derivam de um sentido moral’. Tradução para o espanhol disponível em:
pp. 330 até 345.
Material disponível em:

TEMA 6 – EMANUEL KANT
Texto “Metafísica dos Costumes”, Introdução à Metafísica dos Costumes, pp. 51 até 74, disponível em:
Texto: “A Ética de Kant” de Marilena Chauí, disponível em:


TEMA 7 – HUME E KANT
Texto: “David Hume e a Questão Básica da Crítica da Razão Prática”, de Eduardo O. Chaves, disponível em:


TEMA 8 – UTILITARISMO
Texto: “O que é Utilitarismo”, de J. S. Mill, disponível em :
Material disponível em:


TEMA 9 – A ÉTICA E OS LIMITES DA LINGUAGEM
Texto: “Conferência sobre Ética” de L. Wittgenstein, disponível em:
Material disponível em:


MÓDULO III – QUESTÕES DE ÉTICA PRÁTICA

TEMA 10 – IMORALIDADES CONTRA SI MESMO: ONANISMO, PEDERASTIA, MUTILAÇÃO E SUICÍDIO

Texto: "Das razões para o Suicídio" de L. A. Peluso, disponível em:

https://docs.google.com/document/d/1519-HiMqeYuxRmHbJInoJAmwdb7ig-vDRYSo8Lr6VCA/edit?hl=en#
Material disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=vpJmhVX2I88


http://www.youtube.com/watch?v=mwPJ_ZIZ9zk


http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/cartatestamento.html

http://www.youtube.com/watch?v=3EPiQbifyeg


http://www.youtube.com/watch?v=IPXbqktIHbw

http://www.youtube.com/watch?v=u6w7HVYIzdg


TEMA 11 – VIRTUDES PÚBLICAS: PRODUTIVIDADE, SUSTENTABILIDADE, MULTICULTURALISMO E PRESERVAÇÃO
Texto: “Há alternativas ao uso dos Transgênicos?” de Hugh Lacey, disponível em:


TEMA 12 – ÉTICA E PROGRESSO
Texto: “Discurso sobre as Ciências e as Artes” de J. J. Rousseau, disponível em:


TEMA 13 – LIMITES ÉTICOS DAS AÇÕES DE DESCOBRIR E INVENTAR
Texto: “Os limites Éticos da Ciência e da Tecnologia” de L. A. Peluso, disponível em:

Material disponível em:




TEMA 14 – AVALIAÇÃO FINAL

Apresentação dos trabalhos de Avaliação Final da disciplina.



FORMAS DE AVALIAÇÃO:

A avaliação na disciplina C&E será o resultado do desempenho do aluno nas seguintes atividades:

1. leitura dos textos indicados e participação nas aulas e nas discussões, através do Blog:" conhecimentoeetica.blogspot.com ", enviando, pelo menos, uma postagem sobre cada um dos 13 temas a serem desenvolvidos. (50%)

2. Elaboração individual de um texto de, aproximadamente, 10.000 toques, com espaços, sobre um dos temas de livre escolha do aluno dentre aqueles desenvolvidos durante as aulas. Os textos deverão se disponibilizados em google.docs. (25%)

3. AVALIAÇÃO FINAL: Elaboração de um trabalho em equipe de alunos (no mínimo três e no máximo quatro) versando sobre o seguinte tema: “ISTO É IMORAL!” As equipes apresentarão o resultado das investigações realizadas utilizando-se de recurso de mídia que os tornem passíveis de serem disponibilizados na internet para acesso público. (25%)

4. HAVERÁ CONTROLE RIGOROSO DE PRESENÇA ÀS AULAS.

UFABC/2011